Workflow
WorkFlow
Dentro da Aente, existe a funcionalidade de Workflow. Esse submódulo é destinado à criação de informações técnicas dos serviços. Nesta funcionalidade, o usuário pode adicionar informações que serão incluídas no relatório, como consumíveis, equipamentos utilizados, prestadores responsáveis por esse fluxo de trabalho, e também adicionar parâmetros de liberação. O workflow possui dois tipos:
- Diagnóstico
Focado em exames laboratoriais qualitativos. - Procedimento
Focado em consultas gerais.
Workflow para Diagnósticos
Workflow para Teste Rápido
Criando o Workflow para Teste Rápido
Para criar um Workflow, é necessário atender a certos pré-requisitos:
- Você deve ter uma conta de provedor e estar associado a uma conta;
- Ter as permissões apropriadas para criar o Workflow;
Uma vez que todas as configurações necessárias estejam em vigor, você pode seguir os passos abaixo:
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow.
Nota: Você pode buscar isso na barra de pesquisa no topo do sistema, digitando “workflow” e selecionando a primeira opção. - Verifique se já foi criado um workflow para o exame.
- Clique no botão + no canto superior esquerdo.
- Adicione o nome do Workflow. Esse nome será importante para a busca na aba Workflow e para adicionar o workflow na aba de Serviços.
- No campo Tipo, selecione Diagnóstico.
- No campo Classe, selecione RapidTest.
Nota: Esse campo afeta a formatação da liberação de resultados. A categoria “RapidTest” é utilizada para testes de Imunocromatografia. - Selecione o status desse workflow—essa seleção ajudará a categorizá-lo na área de busca.
- Nos campos Nota Técnica PT e Nota Técnica EN, adicione as informações que aparecerão no Relatório de Resultados em ambos português e inglês. A informação deve ser adicionada frase por frase.
Nota: Adicionar a informação frase por frase garante que a formatação siga a ordem de adição, uma abaixo da outra. - Nos campos Valor de Referência PT e Valor de Referência EN, adicione o valor de referência do exame em ambos português e inglês; essa informação aparecerá no relatório.
- Nos campos Método PT e Método EN, adicione o método do exame em ambos português e inglês; essa informação também aparecerá no relatório.
- Nos campos Nome do Relatório PT e Nome do Relatório EN, adicione o nome do exame em ambos português e inglês; este será o título no relatório.
- Clique no botão Criar Workflow.
- Clique na aba Pessoas, depois clique no botão Adicionar Pessoas.
- No campo Pessoas, selecione os prestadores envolvidos no workflow, e no campo Tempo em Minutos, especifique quanto tempo cada prestador estará nesse workflow.
- Clique na aba Equipamentos, depois clique no botão Adicionar Equipamentos.
- No campo Equipamento, selecione o equipamento a ser utilizado nesse workflow.
Nota: Esses equipamentos devem ser criados no “Módulo de Item Bruto” como Itens Brutos. - No campo Tamanho, selecione a unidade de medida do equipamento que está sendo adicionado, e no campo Tempo em Minutos, adicione a duração que esse equipamento será utilizado no workflow.
- Depois de adicionar todas as informações, clique no botão Salvar.
- Clique na aba Consumíveis, depois clique no botão Adicionar Consumíveis.
Nota: Esses consumíveis são os itens brutos criados no “Módulo de Item Bruto”. - No campo Item, selecione os itens que serão usados durante o workflow.
- O campo Tamanho deve indicar o tamanho do item que será usado no workflow.
Nota: Esse tamanho foi adicionado na Metadados do Item Bruto. - No campo Quantidade, especifique a quantidade desses itens que será utilizada.
- No campo Status da Amostra do Exame, selecione o status no qual esse item será usado.
Nota: Ao escolher o status, o sistema só irá deduzir esse item do estoque após esse status ser selecionado. - Depois de adicionar todas as informações, clique no botão Salvar.
- Para esse tipo de “Classe”, não é necessário adicionar informações na aba Equação de Resultados.
- Clique na próxima aba Validação, onde informações técnicas e procedimentais do exame são adicionadas.
- Nos campos Anexar Arquivo de Referência e Anexar Relatório de Referência, você pode adicionar arquivos PDF. Clique no campo e selecione o arquivo.
Para visualizar, clique na opção verde à direita, e para fazer o download, clique no ícone de nuvem à esquerda. - As opções Adicionar Alvo, Passo de Ciclagem e Volumes de Reação são destinadas a exames de PCR em Tempo Real.
- Retorne à aba Detalhes do Workflow e clique no botão Atualizar Workflow.
Editando o Workflow para Teste Rápido
Para editar um Workflow, é necessário atender a certos pré-requisitos:
- Você deve ter uma conta de provedor e estar associado a uma conta;
- Ter as permissões apropriadas para editar o Workflow;
Uma vez que todas as configurações necessárias estejam em vigor, você pode seguir os passos abaixo:
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow.
- Selecione o Workflow a ser editado.
Você pode pesquisar usando o campo Buscar, inserindo o nome do Workflow, o nome do provedor responsável, número de ID, Classe do exame ou o nome do relatório. - Na aba Detalhes do Workflow, após fazer alterações nos campos, clique no botão Atualizar Workflow para salvar.
- Na aba Pessoas, para fazer alterações nos prestadores, clique no botão azul na coluna Ações. Após fazer as alterações, clique em Salvar.
- Na aba Equipamentos, para fazer alterações nos equipamentos, clique no botão azul na coluna Ações. Após fazer as alterações, clique em Salvar.
- Na aba Consumíveis, para fazer alterações nos consumíveis, clique no botão azul na coluna Ações. Após fazer as alterações, clique em Salvar.
- Na aba Equação de Resultados, para fazer alterações nas equações, clique no botão azul na coluna Ações. Após fazer as alterações, clique em Salvar.
- Na aba Validação, para fazer alterações nos campos de arquivos, clique no campo e selecione outro arquivo para atualizar. Após fazer as alterações, clique em Atualizar Validação na parte inferior da página.
Excluindo o Workflow para Teste Rápido
Para excluir um Workflow, é necessário atender a certos pré-requisitos:
- Você deve ter uma conta de provedor e estar associado a uma conta;
- Ter as permissões apropriadas para excluir o Workflow;
Uma vez que todas as configurações necessárias estejam em vigor, você pode seguir os passos abaixo:
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow.
- Selecione o Workflow a ser excluído.
- Role até o final da página e clique no botão Excluir Workflow, depois confirme na janela pop-up.
Restauração do Workflow para Teste Rápido
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow.
Nota: Você pode buscar isso na barra de pesquisa no topo do sistema, digitando “workflow” e selecionando a primeira opção. - No campo Filtros, selecione a opção Lixeira. Todos os workflows excluídos aparecerão.
- Pesquise por nome, ID, ou Atualizado por, usando o campo Buscar.
- Selecione o workflow desejado.
- Quando a página abrir, um banner amarelo aparecerá no topo. Clique no botão Restaurar.
- Quando uma janela aparecer, clique em OK.
Restauração de Workflow para ELISA
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow. Nota: Você pode buscar isso na barra de pesquisa no topo do sistema digitando “workflow” e selecionando a primeira opção.
- No campo Filtros, selecione a opção Lixeira. Todos os workflows deletados aparecerão.
- Busque pelo nome, ID ou Atualizado por, utilizando o campo Pesquisa.
- Selecione o workflow desejado.
- Após a abertura da página, um banner amarelo aparecerá no topo. Clique no botão Restaurar.
- Quando uma janela aparecer, clique em OK.
Workflow para CFXRealTime
Criação de Workflow para CFXRealTime
Para criar um Workflow, certos pré-requisitos devem ser atendidos:
- Você deve ter uma conta de provedor e estar associado a uma conta;
- Ter as permissões apropriadas para criar o Workflow;
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow.
Nota: Você pode buscar isso na barra de pesquisa no topo do sistema digitando “workflow” e selecionando a primeira opção. - Verifique se já existe um workflow criado para o teste.
- Clique no botão + no canto superior esquerdo.
- Adicione o nome do Workflow—este nome será importante para a busca na aba Workflow e para adicionar o workflow na aba Serviço.
- No campo Tipo, selecione Diagnóstico.
- No campo Classe, selecione CFXRealTime.
Nota: Este campo afetará a formatação da liberação de resultados. A categoria “CFXRealTime” é usada para testes de PCR em Tempo Real. - Selecione o status deste workflow. Esta seleção o separará na área de pesquisa.
- Nos campos Nota Técnica PT e Nota Técnica EN, adicione as informações que devem aparecer no Relatório de Resultados em ambos os idiomas, Português e Inglês. As informações devem ser adicionadas frase por frase.
Nota: As informações devem ser adicionadas frase por frase para manter a formatação na ordem inserida. - Nos campos Valor de Referência PT e Valor de Referência EN, adicione o valor de referência para o teste em ambos os idiomas; esta informação aparecerá no relatório.
- Nos campos Método PT e Método EN, adicione o método para o teste em ambos os idiomas; essa informação também aparecerá no relatório.
- Nos campos Nome do Relatório PT e Nome do Relatório EN, adicione o nome do teste em ambos os idiomas; este será o título no relatório.
- Clique no botão Criar Workflow.
- Clique na aba Pessoas, depois clique no botão Adicionar Pessoas.
- No campo Pessoas, selecione os provedores envolvidos no workflow, depois, no campo Tempo em Minutos, adicione o tempo que este provedor gastará neste workflow.
- Clique na aba Equipamento, depois clique no botão Adicionar Equipamento.
- No campo Equipamento, selecione o equipamento que será usado neste workflow.
Nota: Estes equipamentos devem ser criados no Módulo de Matéria-Prima como Matéria-Prima. A adição deste equipamento é crucial para a liberação de resultados no Lote, conforme demonstrado no Manual de Criação de Lote. - No campo Tamanho, selecione a unidade de medida para o equipamento sendo adicionado, depois, no campo Tempo em Minutos, adicione o tempo que este equipamento será utilizado no workflow.
- Após adicionar todas as informações, clique no botão Salvar.
- Clique na aba Consumíveis, depois clique no botão Adicionar Consumíveis.
Nota: Estes consumíveis são os itens brutos criados no Módulo de Matéria-Prima. - No campo Item, selecione os itens que serão usados durante o workflow.
- O campo Tamanho deve refletir o tamanho do item sendo utilizado no workflow.
Nota: Este tamanho foi adicionado nos Metadados na Matéria-Prima. - No campo Quantidade, adicione a quantidade desses itens a serem utilizados.
- No campo Status da Amostra do Teste, selecione o status em que este item será utilizado.
Nota: Ao escolher o status, o sistema só deduzirá este item do estoque após este status ser atingido. - Após adicionar todas as informações, clique no botão Salvar.
- Clique na aba Equação de Resultado, e clique no botão Adicionar Equação de Resultado.
- Na aba flutuante em Tipo de Equação, selecione Qualitativa.
- Nos campos Frase EN e Frase PT, respectivamente, adicione o resultado esperado em Inglês e Português para esta primeira equação.
Nota: Esta informação será liberada no relatório. - Clique no botão Adicionar Condições.
- No campo Canal, adicione o fluoróforo exatamente como aparecerá no arquivo CSV.
- No campo Condições, selecione a condição final para este fluoróforo, se será maior que, menor que, ou igual a.
- No campo Coluna de Resultado, adicione onde a informação do limite está localizada no arquivo a ser importado.
- No campo Limite, adicione o valor limite para este resultado.
- Clique no botão Adicionar Condições.
- No campo Operador, selecione se a próxima linha da equação será complementar (“E”) ou uma alternativa para o mesmo resultado.
- Após adicionar todas as linhas da equação, clique no botão Salvar.
- Clique na próxima aba Validação, onde as informações técnicas e processuais do teste são adicionadas.
- Nos campos Anexar Arquivo de Referência e Anexar Relatório de Referência, você pode adicionar arquivos PDF. Clique no campo e selecione o arquivo.
Para visualizar, clique na opção verde à direita, e para baixar, clique no ícone de nuvem à esquerda. - Clique no botão Adicionar Alvo para adicionar as informações principais sobre o reagente:
- Fluoróforo (Alvo)
- Sequências de Primer
- Primers Reversos
- Probes
- Molaridade
- Descrição do Alvo
- No campo Protocolo de Ciclagem, clique no botão +Adicionar Etapa de Ciclagem.
Nota: “Volumes de Reação” são para testes de PCR em Tempo Real. - Retorne à aba Detalhes do Workflow e clique no botão Atualizar Workflow.
- Na Etapa de Ciclagem, adicione as informações de ciclagem para o teste; ao clicar no botão Adicionar Etapa, você pode adicionar mais linhas.
- Estas linhas conterão o nome de cada ciclo, duração (em horas:minutos:segundos), temperatura requerida, número de ciclos, e a seleção da etapa de leitura.
- A próxima linha é Volume de Reação, onde você adicionará as medidas dos insumos usados na reação.
Nota: Os valores devem ser adicionados em microlitros, usando um ponto para separar casas decimais. - Volte à aba Workflow e clique no botão Atualizar Workflow.
Edição de Workflow para CFXRealTime
Para editar um Workflow, certos pré-requisitos devem ser atendidos:
- Você deve ter uma conta de provedor e estar associado a uma conta;
- Ter as permissões apropriadas para editar o Workflow;
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow.
Nota: Você pode buscar isso na barra de pesquisa no topo do sistema digitando “workflow” e selecionando a primeira opção. - Busque o nome do Workflow no campo Pesquisa.
- Selecione o Workflow que deseja editar.
- Na primeira aba, após editar os campos, clique no botão Atualizar Workflow.
- Para mudanças nas abas Pessoas, Consumíveis, Equipamento, e Equação de Resultado, clique no botão azul na coluna Ação.
Após fazer as edições, clique no botão Salvar. - Na aba Validação, para atualizar os campos de documentos, clique no campo e escolha um novo documento.
Após todas as mudanças na aba Validação, clique no botão Atualizar Validação.
Exclusão do Workflow para CFXRealTime
Para excluir um Workflow, certos pré-requisitos devem ser atendidos:
- Você deve ter uma conta de provedor e estar associado a uma conta;
- Ter as permissões apropriadas para excluir o Workflow;
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow.
- Selecione o Workflow a ser excluído.
- Role até o final da página e clique no botão Excluir Workflow, depois confirme na janela pop-up.
Workflow para Diagnósticos
Criação de Workflow para Procedimento
Para criar um Workflow, certos pré-requisitos devem ser atendidos:
- Você deve ter uma conta de provedor e estar associado a uma conta;
- Ter as permissões apropriadas para criar o Workflow;
- Ter permissão para visualizar o Procedimento no módulo Médico;
- O processo de criação do Procedimento, Categoria de Item, e Item de Formulário deve estar concluído.
Nota: Recomenda-se criar o Workflow do Procedimento após a criação do Procedimento.
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow.
- Nota: Você pode buscar isso na barra de pesquisa no topo do sistema digitando “workflow” e selecionando a primeira opção.
- Verifique se já existe um workflow criado para o exame.
- Clique no botão + no canto superior esquerdo.
- Adicione o nome do Workflow. Este nome será importante para a busca na aba Workflow e ao adicionar o workflow na aba Serviço.
- No campo Tipo, selecione Procedimento.
- Na opção Procedimento, selecione qual procedimento deve ser associado a este workflow.
- Nota: A criação do procedimento é descrita no Manual de Procedimento.
- No campo Modelo de Relatório, adicione as informações que devem aparecer no relatório final.
- Nota: Neste espaço, você pode adicionar textos, imagens, códigos e vídeos.
- Clique no botão Adicionar Item de Formulário e selecione quais itens devem aparecer no relatório final.
- Nota: Os itens disponíveis para seleção são os mesmos que foram adicionados durante o processo de criação do Procedimento.
- Clique no botão Adicionar Nome do Paciente para que essa informação apareça no relatório.
- Clique no botão Adicionar Documento do Paciente para que essa informação apareça no relatório.
- Nos campos Nome do Relatório (Português) e Nome do Relatório (Inglês), adicione o nome do exame em ambos os idiomas. Este será o título do relatório.
- No campo Observações, adicione informações importantes sobre este workflow.
- Clique no botão Criar Workflow.
Edição de Workflow para Procedimento
Para editar um Workflow, certos pré-requisitos devem ser atendidos:
- Você deve ter uma conta de provedor e estar associado a uma conta;
- Ter as permissões apropriadas para editar o Workflow;
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow.
- Nota: Você pode buscar isso na barra de pesquisa no topo do sistema digitando “workflow” e selecionando a primeira opção.
- Busque o nome do Workflow no campo Pesquisa.
- Selecione o Workflow a ser editado.
- Na primeira aba, após editar os campos, clique no botão Atualizar Workflow.
Exclusão de Workflow para Procedimento
Para excluir um Workflow, certos pré-requisitos devem ser atendidos:
- Você deve ter uma conta de provedor e estar associado a uma conta;
- Ter as permissões apropriadas para excluir o Workflow;
- Acesse o Módulo Operacional e selecione a aba Workflow.
- Selecione o Workflow a ser excluído.
- Role até o final da página e clique no botão Excluir Workflow, depois confirme na janela pop-up.